quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SUDAMÉRICA - BUQUE


Nessa parte da viagem, ocorreu um pequeno perrengue. Retornamos a Montevideo, de ônibus para tomar o buque. Ao chegar ao Terminal Tres Cruces, descobrimos que, na verdade, teríamos que tomar outro ônibus, até Colônia do Sacramento, para só então embarcarmos.Trata-se de um serviço "conjugado".
Mas... não havia horário. Pois é. Pretendíamos chegar em Buenos Aires ainda à tarde, para aproveitarmos um pouco mais, e só conseguimos barco para o final do dia. E isso eram 11h00. Céus! Ainda bem que o terminal é muito bonito, e encontramos entretenimento para as várias horas de espera (people watching!).
O caminho até Colônia é lindo. Pampas gaúchos, cheios de plantação de feno, já começando a colheita e a enrolagem. Coisa de cinema.
Ao chegar em Colônia, para embarque no Buquebus, o procedimento é muito parecido com o de um Aeroporto. Checagem das bagagens, check-in e tudo o mais. Havíamos optado pelo "cruzeiro" de 3 horas.
O barco é imenso, e os assentos lembram um cinema, daqueles mais antigos. Poltronas grandes, fileiras enormes. Há lanchonete e freeshop a bordo. O barco cruza lentamente o Rio da Prata, que mais parece um oceano. Infelizmente me senti mal. Balançava bastante, e precisei ficar quieta para melhorar.
Quando fomos chegando perto de Buenos Aires, subi ao deque externo para ver o skyline. Maravilhoso. Já era noite, uma lua linda brilhava no céu daquela cidade efervescente.
Na descida, imigração. Com tudo o que tem direito. Muito legal. O porto em Buenos Aires é melhor equipado, e muito próximo ao centro da cidade - Av. 9 de julho, Calle Florida etc...
O táxi é muito barato, e peça sempre a corrida pelo taxímetro, pois nossos "hermanos" adoram nos passar a perna. Fomos logrados em mais de R$20.00.

DICAS: Compre a passagem do Buque logo quando chegar na cidade de origem (Mvd, BsAs), ainda que para alguns dias depois. Isso fará toda a diferença. Adiantando um pouco o relato, eu, muito particularmente, preferi o Seacat, que é mais barato, faz o trajeto em 1 hora, em uma lancha gigantesca, igualmente confortável. Há agências no centro de Buenos Aires, no terminal Tres Cruces e no Terminal de Punta. Se vai sair de Punta, faça o trajeto direto por lá. O preço é o mesmo e o cansaço bem menor.

INESQUECÍVEIS:

"O menininho pergunta para a avó:
- ?Aboela, que és un buque?
- és un avion nadador.
- ?Aboela, por que nadador?
- Por que nada!"


Ver as luzes de Buenos Aires, ao longe, revelando uma cidade cosmopolita, linda, sob a lua cheia, derramando seu brilho sobre o Rio da Prata. LINDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário